Ebooks sobre Cinema (em português)

GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS – POR LUÍS NOGUEIRA (2010) – EM PORTUGUÊS (DE PORTUGAL)

163 páginas, pdf, 1004kb

nogueira-manual_II_generos_cinematograficos.pdf

“Os gêneros cinematográficos são um campo amplo e diverso. O nosso propósito, aqui, não é, nem poderia ser, analisar e explicar os gêneros cinematográficos em toda a sua vastidão e profundidade. Ainda assim, queremos propor vias de estudo suficientemente válidas ou inovadoras sobre este tema.Eis algumas das questões a que tentamos responder: o que é um gênero? O que é um canône? Quais os critérios de identificação de um gênero? Como se caracterizam os gêneros clássicos? E o Cinema de Animação? E o Cinema Experimental?”

__________________

CINEMATÓGRAFO – UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA – POR JORGE NÓVOA ET ALL (ORGS.) – (EDITORA UNESP, 2009)

NÓVOA, Jorge et all (orgs.) – Cinematógrafo – um olhar sobre a história (Editora Unesp, 2009) PDF, 494 páginas

O principal objetivo desta obra é reforçar as pesquisas científicas entre os pesquisadores franceses e brasileiros no domínio das relações entre o cinema e as sociedades que denominamos, a partir de Marc Ferro, de cinema-história. O livro reúne contribuições de pesquisadores reconhecidos em três áreas principais: os fundamentos teóricos da história e das ciências sociais e da representação dos processos históricos, a construção e a reconstrução do passado no cinema e os filmes como lugar de memória e de identidade que se cruzam no discurso fílmico. Os fenômenos são assim circunscritos a partir de um conjunto de suportes audiovisuais pouco abordados no Brasil, sob o ângulo da teoria cinema-história.

__________________

HISTÓRIA DO CINEMA MUNDIAL – FERNANDO MASCARELLO (ORG.) (LIVRO DE 2006, 430 PÁGINAS)

Fernando Mascarello (org.) – História do Cinema Mundial – 430 páginas, PDF, 2.74MB

Sobre:

O livro concretiza uma proposta inédita no cenário brasileiro: apresentar um panorama horizontal da produção internacional dessa forma narrativa que chamamos “cinema”. A aposta na dimensão diacrônica tem seus predicados. Percorrer esse livro é deparar-se constantemente com a efervescência das tradições que reivindicaram para si o estatuto de cinematográficas. O cinema das origens, o cinema clássico, o diálogo criativo do cinema com o construtivismo, o expressionismo, o surrealismo, as particularidades da vanguarda cinematográfica chamada impressionista, o cinema realista e seu coroamento no neorrealismo, a chegada da modernidade com a Nouvelle Vague, os novos cinemas, o retorno de Hollywood, os grandes autores e as grandes personalidades da história do cinema, o pós-modernismo e o cinema documentário: o cinema no século XX é o universo que esse livro se propõe a discutir – de partida, um desafio elevado.

(Texto baseado na apresentação de Fernão Pessoa Ramos)

__________________

CHARLES CHAPLIN – POR ANDRÉ BAZIN (LIVRO DE 2000, 118 PÁGINAS)

PDF, 118 páginas, 3.70MB

“Charlie Chaplin foi um dos maiores cineastas de todos os tempos. Ainda nos primórdios do cinema, criou um personagem inesquecível e que se tornaria um verdadeiro mito – Carlitos, o sedutor vagabundo que, com seus trejeitos de cavalheiro, ainda faz rir as platéias do mundo todo. Nessa obra, o crítico francês André Bazin interpreta o diálogo que Chaplin e seus filmes mantinham com a sociedade – a mecanização (‘Tempos modernos’), a permissividade burguesa (‘Monsieur Verdoux’) e a grotesca ascensão do nazismo (‘O grande ditador’). Ao colocar um protagonista desajeitado diante das mais inusitadas situações, Chaplin dialogava ferozmente com sua época, numa denúncia sem moralismos da ordem burguesa.”

https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2020/04/bazin-andre-charlie-chaplin-1.pdf

__________________

NUM PISCAR DE OLHOS – POR WALTER MURCH (1995)

Título original: IN THE BLINK OF AN EYE

Murch, Walter – Num piscar de olhos

pdf, 4.45MB

__________________

CINEMA 1 – A IMAGEM-MOVIMENTO – POR GILLES DELLEUZE (1983, 244 PÁGINAS)

DELEUZE, Gilles. Cinema – a imagem-movimento.

pdf, 1.74MB (244 páginas)

__________________

O QUE É CINEMA? – POR JEAN-CLAUDE BERNARDET (LIVRO DE 1980, 64 PÁGINAS)

https://www.netmundi.org/home/wp-content/uploads/2017/04/Cole%C3%A7%C3%A3o-Primeiros-Passos-O-Que-%C3%A9-Cinema.pdf

64 páginas, PDF, 1.17MB

__________________

AS PRINCIPAIS TEORIAS DO CINEMA – POR J. DUDLEY ANDREW (LIVRO DE 1976, 269 PÁGINAS)

J. Dudley Andrew – As Principais Teorias do Cinema (livro de 1976) 269 páginas

14,2MB, PDF, 269 páginas

“O livro é ao mesmo tempo uma história das teorias do cinema e uma introdução à obra dos mais importantes e influentes autores que se dedicaram a este assunto: Munsterberg, Arnheim, Eisenstein, Balázs, Kracauer, Bazin, Mitry e Metz. O autor compara a tradição formativa com a do realismo, para ilustrar o desenvolvimento de ambas as teorias, além de analisar a teoria cinematográfica francesa contemporânea.”