False Aging – Lewis Klahr (2008)

            O ‘falso envelhecer’ sugere que os materiais usados no filme (recortes de objetos antigos: moedas, selos, telefones, rádios, quadrinhos, texturas desbotadas) ganham uma nova vida, rejuvenescem; são reavivados com o stop-motion em composições muito próximas a ideia de colagem. Tais materiais apresentam riscos, arranhões. Desgaste natural, o que depreende seu envelhecimento. Porém, nas mãos do artista são tão atuais como qualquer outro material ‘novo’.

Descrever aparelhos de outras épocas não nos dá pistas sorbe o trabalho de Lewis Klahr e sua reflexão sobre a passagem do tempo. Importam as relações e sobreposições incomuns que as figuras exercem sobre si e sobre outras. Outras pois as texturas (suporte das figuras que transitam como num tabuleiro – objeto esse que é diz sobre algumas composições do filme: linhas perpendiculares) são instáveis, podem ter algo escondido por debaixo.

Por vezes não se compreende as composições: ou estão desfocadas ou geram um arranjo abstrato. Eis o caráter experimental da obra.

Klahr utiliza como matéria-prima a história da arte: a colagem como procedimento artístico das primeiras décadas do século XX e a história da mídia – quadrinhos e catálogos (lembrando Sears Catalogues da Fluxus Film, de 1963) – numa estética da pós-produção (Nicolas Bouriard onde as formas do passado não são só retomadas na forma de citação despreocupada, num piscar de olhos caro à estética pós-moderna. A intenção é utilizar o material, torná-lo útil para uma obra. Assim, explica-se porque os materiais estão envelhecendo falsamente: cabe ao artista reprogramador das formas atualizá-los, propor novos encadeamentos. E isso Klahr faz com um olhar aguçado e com a consciência do passado como inventário de referências que lhe é caro, pois criou sua visão de mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s