Crítica: The Hurt Locker – Kathryn Bigelow (2008)

O título em português, Guerra ao Terror é outra péssima tradução, visto que Hurt Locker significaria algo como “o bloqueador de dor” (alguém que não consegue se afetar com situaões extremas).

Trata-se de um filme mais ideológico que qualquer outra coisa. Sua mensagem é que os soldados em Bagdá estão totalmente perdidos, não geograficamente, mas interiormente. E que é preciso se desligar (o bloqueio) para encarar a situação, ou seja, se desumanizar. Portanto, serve para um público ávido por filmes pacifistas/anti-belicistas, visto o desempenho de Avatar.

Sua linguagem, em consonância com a contemporânea (montagem de videoclipe, que por vezes desnorteam e ultrapassa a capacidade do espectador de apreender as imagens; câmera na mão, que é tendência, mas se mostra desnecessária ou irritante em certas horas; e os slowmotions/CGI que são primorosos).

Outro fator que gera um incômodo é sua quase monocromia na maior parte do filme. A cor de areia parece não querer sair da tela.

Outro: a insistência em construir as ações em torno de um desarmamento de bomba. Chega a ser repetitivo. Todos os ápices estão nesses momentos, a não ser na cena do incêndio (que juntamente com o desarmamento do homem que tem uma bomba junto ao corpo, são os melhores momentos do filme). Esses momentos carregam uma intensidade difícil de ser alcançada. Nesses casos são pontos positivos para Kathryn.

É inegável que The Hurt Locker funciona, tanto pela força de sua mensagem quanto aos seus momentos de virtuosismo. Mas seus defeitos estão ali, acenando toda hora para um espectador minimamente atento.

G.C.

2 Comentários to “Crítica: The Hurt Locker – Kathryn Bigelow (2008)”

  1. IDEOLOGIA É UMA DAS CARACTERÍSTICAS MENOS ATRIBUIDAS AO FILME QUE SE BASEIA NO QUESITO DRAMA

    ESSE POST FOI UMA DAS PIORES CRITICAS DE CINEMA QUE EU JÁ VI, UM DESASTRE

  2. necessita de uma revisão. o Oscar não pode estar errado né?! além disso as explosões são sensacionais. nota 9 pra cima.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s