Crítica: Rudo Y Cursi – Carlos Cuarón (2008)

Produzido pelos mexicanos-hollowoodyanos Guilhermo Del Toro, Alejandro Gonzáles Iñárritu e seu irmão Alfonso Cuarón (seu irmão), Carlos, roteirista de I Tu Mamá También (2001), com quem compartilha mais atributos estéticos com Alfonso que com os outros 2, estréia em direção de longas com uma comédia sobre futebol, irmandade, sorte e destino, com o par de atores mexicanos mais conhecidos internacionalmente: Diego Luna e Gael García Bernal.

Com a camêra na mão que distoa de toda a encenação (claramente fictícia), com suas iluminações e cenários não-realistas, perde-se muito de sua força (um tripé ajudaria muito). Uma coisa anula a outra.

Duas cenas se sobressaem: o clipe de Tato, hilário e o jogo final (onde temos a aproximação com Hollywood, quando se dá o maior virtuosismo técnico do filme). Porém, muita pouca atenção é dada aos lances, quase nunca são mostrados.

Os irmãos parecem não saber lidar com os obstáculos, que parecem mais cair do céu do que serem impostos, como se para amarrar o roteiro. Além disso, durante os 30/40 minutos centrais há um excesso de problemas a serem resolvidos, o que sobrecarrega a vida dos dois, presumindo que só um milagre irá solucionar suas vidas.

Vemos também personagens secundários sanguessugas e oportunistas. Batuta, o que mais se induziria que seria mais um desses, se revela honroso no final.

As vozes em off do narrador são todas incríveis, com comentários aguçados e demonstrando alguma sabedoria que os personagens não possuem (estão todos perdidos em um turbilhão de acontecimentos).

Trata-se de uma investida descompromissada, que peca pelos seus detalhes, podendo ser mais incisivo, o que não foi a opção. Carlos se mostra inferior a seus produtores, o que não significa que não seja bom. Em seus melhores momentos temos a sensibilidade de Y Tu Mamá, mas em seu conjunto a obra se mostra desfragmentada, um tanto previsível e pouco inovadora. Ao menos Carlos ainda finca suas raízes no México, coisa que seus colegas esqueceram.

G.C.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s