Crítica: I Know Where I’m Going – Michael Powell, Emeric Pressburger (1945)

Filme britânico que conta a história de uma mulher que passa por todos os obstáculos de sua vida, o que lhe dá autoconfiança, até que se depara com um: a natureza. Também há um conflito quando ela conhece Robert, com quem trava uma relação ambígua.

Logo no início, temos uma cena de sonho que remete ao surrealismo e à montagem soviética dos anos 20, na qual Joan se casa com uma indústria:

O som nessa cena é repetitivo, sendo que até o trem fala.

No geral, o roteiro dá uma arrastada em alguns diálogos banais. Há também uma cena em que a imagem não condiz com a situação. Nessa cena, vemos o casal com uma proximidade absurda, quando o que falam é  trivial, a ida da moça ao castelo assobrado:

.

Tal castelo permeia o filme, porém, somente no fim ele ganha importância. A história passada nele vidas atrás tem uma força dramática incrível, que poderia ser introduzida na história muito antes, o que daria força ao filme.

Há também uma cena em que a linha do olhar é obviamente mal construída, quando a menina e Joan, que estão na mesma altura, conversam (Joan está quase olhando para o teto):

A natureza por fim, trata de dar um novo caminho a vida de Joan, transformando-se de obstáculo para motivador de suas atitudes. Já que a natureza é invencível, resta aceitar o que ela propõe. Cachoeiras, montanhas, mar e animais irão perpassar toda a parte na ilha, o que remete a um imaginário bergmaniano. É como seus habitantes vivem, em contato com ela, sem precisar de outras fontes. Um diálogo entre o “casal” é interessante nesse ponto, quando ela paga um telegrama de 0,09 cents com uma nota de 20 e pergunta.

-Aqui todo mundo é pobre?

-Não, apenas não têm dinheiro.

-Mas não é a mesma coisa?

-Não, é bem diferente. Eles não precisam dele.

Sei Onde Fica o Paraíso vale por suas cenas e reflexões que são realmente bem construídas, mas peca por uma unidade fortemente ligada e por alguns deslizes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s