Crítica: Lula, O Filho do Brasil – Fábio Barreto (2009)

O filme foca o lado emocional da vida de Lula. No começo, vemos seu pai, uma figura caricaturizada, que, mesmo que fosse de fato como aparenta, sua representação é grotesca, às vezes beirando o ridículo.

Seus discursos são um punhado de frases feitas, e a reação da platéia será de louva-lo, seja o que esteja falando. Exemplo: Lula termina um discurso dizendo algo óbvio, que os patrões que pagam os salários dos trabalhadores, e a platéia vai ao delírio. Isso me lembrou sua segunda posse, na qual estive presente. Os alto falantes que deveriam funcionar, falharam, e o discurso não foi ouvido pelos milhares de presentes. Mas mesmo assim, a cada final de uma declaração, o público batia palmas arduamente, sem ao menos saber o que estava sendo dito.

O filme tenta prever o que seria de Lula mostrando todos os obstáculos que superou, como Che em Diários de Motocicleta. A diferença é que Barreto tenta dar uma conclusão, mostrando o que viria depois. Embora demonstre domínio na linguagem, há alguns planos clichê, como o beijo com um coração no fundo. A fotografia é um ponto forte, com seus tons pastéis, forte contraste de luzes (como no táxi) e belos planos principalmente no sertão.

De fato, sua vida é cheia de obstáculos que ele supera, mantendo sua força e perseverança. Porém, os aspectos políticos e ideológicos são deixados de lado, fazendo com que o pano de fundo (a ditadura) seja apenas mais um dos obstáculos.

Assim, os fatos com que Lula se deparam formam sua personalidade, porém, ela é de difícil acesso. Vemos o que ele sente, mas suas expressões são pouco para dizer o que realmente quer transmitir.

Por fim, o que resta é a sensação que o filme transborda dramaticidade, mas falta em conteúdo – que as imagens documentais não conseguem suprir. Assim, a história se parece mais como uma novela (embora esteja esteticamente ligada ao cinema, sem dúvida) do que um relato histórico de fato.

G.C.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s