Crítica: Punisher: Warzone – Lexi Alexander (2008)

Cenários invejáveis, altamente detalhados e que só um high budget consegueria tal proeza, iluminação surpreendente (um balé de cores saturadas dão um ar psicodélico e luzes de néon ou naturais que parecem sair de todos os lugares – a cena da igreja chega a ser até bela) além disso… …não há nada além disso. Excluindo-se os fatores visuais, o filme nos traz um circo dos horrores onde a ignorância; a supraviolência; o excesso com o intuito de chocar, além de tudo, mesmo que revire o estômago ou rebaixe o espectador, são o que prevalecem.

As motivações dos personagens são pouco ou nada esclarecidas: adicione uma motivação piegas (alguém morre e a vingança será efetivada a qualquer custo) com brutamontes só sabem socar, atirar, correr, destruir, matar; mafiosos totalmente caricaturizados que temos uma ode ao não-pensar, a sensação que inibe o raciocínio. O herói comete atitudes discutíveis, sem nenhuma ética, algo que se espera de um vilão. Cenas patéticas que seriam cômicas não fosse a real intenção de fazê-las (nos perguntamos: é sério que alguém criou isso?!): o irmão do vilão que quebra os espelhos de um saguão imbecilmente; a gangue do le parkour (sim, existe uma) que, saltitando pelos prédios, um dos seus membros recebe um míssel durante uma pirueta; os closes no rosto deformado do vilão e as cenas de violência onde o limite simplesmente inexiste – entre outras que meu cérebro fez questão de apagá-las.

Por fim, temos o final. Quem já não conheceu aquelas pessoas que acham que o fim é “o” filme, que se o fim for ruim, o filme é tosco, etc. Não concordo com essa visão, mas nesse caso, o fim só serve pra comprovar a fraqueza da obra, nos mostrando um absurdo totalmente incoerente e sem sentido, pretendendo obter alguma base filosófica/religiosa para a trama. Infelizmente a tentativa é frustrada, e ficamos perplexos com tamanha aberração. Porém, em um circo de horrores, uma bizarrice a mais ou a menos não faz muita diferença.

G.C.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s