Crítica: Once Around (1991) – Lasse Hallström

Comédia romântica abrindo a parte de cinema? Ao menos é um diferenciado. Hallström, diretor sueco, faz sua primeira incursão nos EUA para um gênero que era recém-nascido (Harry and Sally é de 1989). Nos apresenta uma família ligada à tradição, quando a filha conhece e se apaixona por um senhor, generoso, divertido e excessivo em suas atitudes, está criado o conflito. No geral, não passa de uma história muito convencional, mas há elementos admiráveis. A cena abaixo é típica de cinéfilo,  algo que Hallström sabe se aproximar: vide My Life as a Dog (1985).

Há vários plongeés interessantes e o humor cheio de ironia é dosado com cenas de forte carga dramática. Hallström também explora com sucesso cenas de “vergonha alheia”, expondo personagens a situações embaraçosas em público frequentemente.

Um ponto fraco é a atuação de Gena Rownlands, atriz que perpetuou uma das mais sufocantes atuações que já vi em Uma Mulher Sobre Influência (1974), de John Cassavetes. Me parece que ultimamente ela se acomodou em fazer papéis de mamães donas de casa, como se vê em Diário de Uma Paixão (2004), dirigido pelo filho de John, Nick. Dreyfuss está excelente, dando tudo de si e convencendo. Hunter também não decepciona, conseguindo transmitir seus sentimentos perfeitamente.

Um dos plongeés me lembrou um dos planos de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças:

A ênfase na música tema no filme é excessiva, o que se torna piegas. No conjunto pórém, devido ao monte de filmes medíocres do gênero, Meu Querido Intruso (tradução condizente) parece acima da média.

G.C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s